Quando você escolhe e é escolhido por um clube deve entender que assume, a partir daquele ponto, tudo o que é bom e tudo que é ruim que acompanha as cores que passará a ostentar e defender.
Os estatutos e regulamentos de qualquer clube sério estabelecem as suas regras e os procedimentos para imposição de tais regras perante os membros, sendo iguais para todos e com absolutamente ninguém acima delas.
Por mais importante que alguém seja para um clube, por mais que trabalhe, se esforce e se destaque, este não está acima das regras as quais aceitou de bom grado seguir.
Um dos maiores atos de traição de um membro, desta feita, é agir contra aquilo que foi votado e decidido por todos os votantes, devendo o voto vencido entender que o bem do clube reside no cumprimento de tais decisões, por mais que este discorde.
Tal respeito é fundamental à manutenção da coerência e da unidade do clube. Sem isso, o brasão deixa de ter peso e respeito por parte de seus membros.
A aplicação das regras se sobrepõe ao ego, à sensação de merecimento de regalias, de estar acima das regras. E digo: “um clube que concede regalias perde a moral de impor suas regras aos membros.”
Porque seria dado tratamento diferente a um membro em detrimento dos demais? Por que ele merece? Pelo cargo que ocupa? Por aquilo que faz? Isso não importa. Afinal, o exemplo vem de cima, daqueles que “mais merecem” por assim dizer.
Clubes têm regras e regras devem ser aplicadas de forma isenta, observando o caso concreto.
Apesar de tudo a aplicação de regras e estatutos deve observar também o caráter humano, não daqueles que merecem um tratamento especial, mas daqueles que em determinado ponto precisam de tal tratamento e principalmente daquele que reconhece sua falha e se mostra disposto a aprender com ela.
Erros sempre ocorrerão e ninguém está isento de errar ou de alguma forma ser repreendido e responsabilizado e se você não está preparado pra assumir suas responsabilidades talvez seu lugar não seja um clube sério.
A caminhada nunca acaba para aqueles que estão dispostos a aprender e a crescer.
sexta-feira, 11 de julho de 2025
Regras são regras
Assinar:
Postagens (Atom)